Apresentação

A possibilidade concreta da escassez de água doce começa a tornar-se, cada vez mais, a grande ameaça ao desenvolvimento econômico e à estabilidade política do mundo nas próximas décadas. As disputas pelo uso da água poderão, inclusive, desencadear conflitos e guerras em escala imprevisível.

Para a solução desse problema, o passo inicial é o completo conhecimento do ciclo hidrológico, de modo a permitir uma correta avaliação da disponibilidade dos recursos hídricos de uma determinada região. Uma parte importante desse estudo é entender o que acontece com as águas subterrâneas, sem dúvida a parte menos conhecida do referido ciclo.

Nesse sentido, o trabalho do professor Eurico Zimbres presta, sem dúvida, um grande serviço aos estudiosos do assunto. Em linguagem simples e acessível, ele analisa os principais tópicos relativos ao tema “Água Subterrânea”, proporcionando aos não-especialistas uma boa visão da matéria.

Este trabalho é particularmente interessante para os que se preocupam com problemas ambientais, vez que a poluição dos recursos é uma das principais causas da escassez de água. E esse processo de degradação só pode ser entendido mediante a análise do ciclo hidrológico completo, o que inclui o estudo das águas subterrâneas.

A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) congratula-se com professor Zimbres pelo seu trabalho e recomenda sua leitura como um passo importante dos problemas relacionados com a água.